The Surftrip Map: o mapa com os melhores lugares para surfear

Como histórias de piratas onde todos têm ou anseiam pelo mapa do tesouro, gostarias de ter um mapa especificamente concebido para marcar os teus melhores spots de surf do mundo?
Cesar Alvarez
Cesar Alvarez

19-01-19

Surf nomad

Roaming the globe with a surfboard and a laptop, crafting digital stories that ride the wave of surfing culture.

Como histórias de piratas onde todos têm ou anseiam pelo mapa do tesouro, gostarias de ter um mapa especificamente concebido para marcar os teus melhores spots de surf do mundo?

Já sabemos que com a era da Internet e da hiperconectividade, agora tudo é tão fácil como tirar o telemóvel do bolso e procurar uma localização para tê-la na palma da mão, mas por outro lado o valor dos ganhos físicos, precisamente por perder muitos dos actos que antes significavam um maior esforço.

E é precisamente isso que a Awesome Maps, uma pequena empresa de mapas alemã com sede em Berlim, propõe, cuja máxima é inspirar-te a abraçar a tua aventura, permitindo que a curiosidade seja a tua bússola. A única coisa entre ti e a tua próxima descoberta és tu. Se já foste cliente da Awesome Maps, passa a dizer-lhes olá e de certeza que te convidam a tomar uma cerveja!

Desde que o homem é homem, tem usado mapas para apontar lugares específicos, para se localizar, para saber para onde ir e para onde não ir. Porque é que para uma atividade tão global e com tantos espaços físicos como o surf não existia um real?

Tudo começa em 2009, quando Simon, a mente que concebeu a empresa, realiza uma surftrip pela Europa. Ele queria rastrear e marcar as suas várias surftrips apintando os lugares que tinha visitado num mapa. Mas fazê-lo num mapa político parecia incrivelmente aborrecido...

Com a emoção de uma criança, Simon começou a trabalhar, e propôs fazer um mapa mais interessante e mais agradável aos olhos. É aqui que Lars, o ilustrador e freak da banda desenhada, entra em cena, que rapidamente se contagiou com a loucura da ideia.

Ao decidir que lugares incluir, Simon involuntariamente percebeu que tinha aprendido muito sobre os diferentes spots de surf ao redor do mundo, e parecia um desperdício não incluí-los no mapa... As ilustrações de Lars resultaram numa perfeita harmonia entre informação e apelo visual que ainda pode ser vista e reconhecida hoje. Timo, foi o responsável por dar suporte web a toda esta grande ideia.

Em 2013, na sua primeira viagem a Bali, Simon conversou com um surfista na água antes de apanhar uma onda. No meio da sua conversa, esse tipo recomendou que ele visse o The Surftrip Map, um "mapa realmente criado para surfistas". Simon ficou surpreso ao saber que alguém não só tinha ouvido falar da sua empresa, mas estava realmente recomendando-a a todos no meio do oceano em Bali. Saíram da água e o rapaz apresentou-o à namorada sentada na praia. Esta rapariga era Katharina, que seria a última adição à equipa Awesome Maps.

Hoje, o número de mapas que produzem aumentou de um para dezanove (mapas para viajantes, para actividades que não o surf, para crianças...) e a equipa tem actualmente nove pessoas. Cada membro da equipa desempenha um papel diferente mas indispensável na empresa. Nesta empresa moderna há membros que trabalham remotamente, permitindo-lhes viver uma vida alinhada com os seus valores e contribuindo com algo maior. Com a independência vem a responsabilidade de tomar a iniciativa e dar o melhor de si no trabalho.

A pequena mas poderosa equipa continuou a tentar coisas novas, algumas funcionaram e outras não, mas nunca perderam esse amor por Awesome Maps, o que levou cada membro a continuar a viagem.

Mas o que é que o Surftrip Map realmente traz? É um mapa muito interessante, que inclui mais de 1000 spots de surf, informações sobre a qualidade das ondas, a temperatura da água, a época alta, ataques de tubarões e muito mais... Poderíamos considerá-lo um verdadeiro alimento básico para todos os surfistas.

O mapa está disponível em papel, em formato canvas XXL e em outros produtos de merchandising, como cartas e toalhas.

O surf dá-te uma razão para viajar pelo mundo, por isso acreditamos que este mapa te inspirará a embarcar na tua próxima aventura e a manter a tua curiosidade.

Ainda não estás decidido?